Eu vejo pessoas que trabalham para sustentar um sistema capitalista e pobre, e é lamentável que a maioria delas façam isso inconscientemente, enquanto a minoria que tem alguma consciência não faz absolutamente nada para mudar essa realidade.
A gente se aperta e sacode dentro das latas de sardinha(transportes públicos) para ir do céu ao inferno e trabalhar em algo que não nos satisfaz, mas apenas serve para sustentar nossos vícios de consumo.
A ação inconsciente de consumir em exagero é, de certa forma, imposta pelos meios de comunicação, que nos massacram todos os dias com propagadas do tipo: "Me compre!!".Essas com certeza são as piores, pois dão uma ordem direta ao cérebro, obedecendo o ciclo de consumo: IDÉIA + PROPAGANDA MASSIVA + MEIOS DE COMUNICAÇÃO + CONSUMIDOR DESINFORMADO = CONSUMISMO EXACERBADO E IMPACTOS AMBIENTAIS). Este último fator é irrelevante, mas deixemos para mais tarde.
É tanta informação que as pessoas compram, mas na maioria das vezes é o que nem acham realmente útil.
Para tentar modificar essa realidade pensei em algumas formas de, pelo menos, minimizar essas ações.
1°> O homem possui algo que é crucial, o livre arbítrio. Use-o de forma inteligente e opte por comprar o que realmente lhe é útil.
2°> Se deseja comprar algo, procure saber sobre o produto, sua procedência, e observe uma coisa: muitas vezes o que é "barato" sai "caro". Siga suas idéias ambientais e de saúde.
3°> Faça uma lista de coisas que você não usa mais e procure um lugar paradoá-las ou reciclá-las.
4°> Assista menos TV, leia mais!
5°> Mantenha sempre um olhar crítico sobre uma propaganda.
6° e última idéia > Passe pelo centro de sua cidade e observe-a durante cinco minutos. Acredite, esse é o seu mundo!
Idéias mudam conceitos!